SAP para iniciantes

Dicas para você iniciar a sua jornada no mundo SAP.

QUAL MÓDULO DO SAP ERP ESCOLHER?

Uma das maiores dificuldades para quem começa a trabalhar com o SAP é qual módulo escolher.

As variáveis são muitas e a maior preocupação dos profissionais iniciantes é escolher um módulo que os ajude a se firmar e desenvolver uma carreira de longo prazo.

A boa notícia é que se você não se adaptar ao módulo que escolheu, poderá mudar no futuro. Eu tive vários amigos que trocaram de módulo ao longo do caminho seja por escolha própria ou por necessidade do projeto em que estavam trabalhando.

Depois que você desenvolve as competências necessárias para o mundo SAP esta mudança bem natural.

Mas, você tem que começar por algum lugar então seguem algumas dicas para te ajudar a tomar esta primeira decisão.

1) Lembre-se da sua história profissional – O caminho mais fácil é escolher o módulo relacionado aos processos que você já trabalhou. Ex: Se você já foi comprador, comece pelo MM ou se trabalha com manutenção, o PM é uma ótima opção.

2) Alavanque seus relacionamentos – Se você já tem alguma amigo ou mentor que trabalha com SAP, de prioridade ao módulo que ele conhece. Esta ajuda de um profissional experiente acelera sua adaptação.

3) Não perca uma oportunidade – Se algum empregador te oferecer uma oportunidade em um módulo que você nunca ouviu falar, aceite. Mas, não esqueça de fortalecer seus conhecimentos de negócio. Compre livros, assista palestras, converse com profissionais mais experientes. Eu tenho uma amigo que é formado em publicidade e se tornou um excelente consultor de CO.

4) Avalie a demanda – Olhe as vagas de emprego nos sites especializados de sua região e faça uma lista dos mais procurados. Evite soluções pouco conhecidas como primeiro módulo pois, as demandas destas soluções são muito sazonais.

5) Na dúvida faça o obvio – Se você não se reconheceu em nenhuma das opções acima, escolha um dos 3 módulos básicos do SAP ERP (FI, CO e MM). Mesmo com muitos profissionais no mercado, estes módulos ainda possuem mais oferta de vaga do que disponibilidade de profissionais. Além disso, as operações de suporte sempre tem espaço para estes módulos o que é uma fonte de oportunidades para profissionais mais novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.